Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

siga-nos   Facebook município de Vila Flor

partilhar  Partilhar Carrazeda de Ansiães

Plano Municipal de Emergência

Um plano municipal de emergência de protecção civil é um documento formal que define o modo de actuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de protecção civil a nível municipal. Deverá também permitir antecipar os cenários susceptíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe, definindo a estrutura organizacional e os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta à emergência.

Na prática, o Plano Municipal de Emergência exprime um conjunto de medidas, normas, procedimentos e missões, destinado a fazer face a uma situação de acidente grave ou catástrofe e a minimizar as suas consequências. O PME é elaborado de acordo com a Directiva relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização de planos de emergência de protecção civil (Resolução 25/2008).

De um modo genérico, e nos termos do nº 1 do artigo 50º da Lei de Bases da Protecção Civil e do artigo 18º da Lei 65/2007, os PME incluem uma tipificação dos riscos, a indicação das medidas de prevenção a adoptar, a identificação dos meios e recursos mobilizáveis, a definição das responsabilidades das estruturas envolvidas, os critérios de mobilização e mecanismos de coordenação dos meios e recursos e a estrutura operacional de resposta.

O conteúdo detalhado dos planos de emergência de protecção civil encontra-se definido através da Resolução 25/2008 que inclui a Directiva relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização de planos de emergência de protecção civil.

In: Planos Municipais de Emergência - Perguntas e Respostas; Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Foi publicado em Diário da República, a 29 de Abril de 2014,   Resolução n.º 17/2014   da Comissão Nacional de Proteção Civil, que aprova o Plano Municipal de Emergência de Vila Flor.

 

 

Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil - Vila Flor

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze