siga-nos   Facebook município de Vila Flor

Plantações Florestais em Vila Flor

Serra 1 980 640
09 Março 2017

No âmbito da implementação do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua e da Linha de Muito Alta Tensão (LMAT), que fará a ligação do empreendimento à Rede Nacional de Transporte e Eletricidade, a EDP-Gestão da Produção de Energia, SA, realizou um projeto florestal de compensação, por forma a compensar as espécies florestais protegidas que foram afetadas pela obra e albufeira, dando cumprimento a todas as obrigações legais decorrentes da mesma.

O projeto florestal de compensação prevê a plantação de sobreiros e azinheiras numa área total de 235 ha, distribuídos pelos concelhos confinantes ao novo aproveitamento, estando atualmente a ser implementada a 2ª fase do mesmo que abrange o concelho de Vila Flor, onde serão instalados cerca de 50 ha, que corresponderá a mais de 20.000 plantas de azinheira e sobreiro.

Em Vila Flor, o projeto será instalado numa parcela com cerca de 6 ha, na Serra de Vila Flor, no local onde foi encerrada um antigo depósito clandestino de entulhos. As restantes parcelas, vão ser instaladas na Serra de Faro, na União de Freguesia de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas.

A EDP assegurará o acompanhamento do projeto durante um período de 15 anos, por forma a garantir o sucesso das plantações.