Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

siga-nos   Facebook município de Vila Flor

partilhar  Partilhar Carrazeda de Ansiães

União de Freguesias de Candoso e Carvalho de Egas

Fraga do ovo 1 736 2500

Presidente: Joaquim Filipe Frutuoso Correia
Secretário: António Manuel Carrilho Aguiar
Tesoureiro: Maria Fernanda Trigo Neri Tabuada

Candoso

Orago: S. Sebastião
População: 272 hab.
Actividades Económicas: Vinicultura, Olivicultura, Pecuária e criação de perdizes
Festas e Romarias: S. Sebastião – 20 Fevereiro, Festa Sra. Assunção – 3º Domingo de Agosto
Património: Fraga do Ovo, Miradouro sobre o Vale de Freixiel, Fraga da Moura
Igreja Matriz, várias ruas típicas, Capelas da Sra. da Assunção, Fonte de Cima, Fonte do Ladrão, Moinho em Ruínas, Forno Comunitário, Cruzeiros, Alminhas e Lagares de Azeite
Gastronomia: Borrego assado, Folar da Páscoa, Filhós de Natal e Fumeiro
Artesanato: Rendas, Calçado e Queijo de Ovelha

Candoso situa-se no extremo sudoeste do Concelho e designações como a Fraga da Moura dão-nos indicação de que o seu termo foi povoado em épocas muito remotas.

Candoso deve o seu nome a Candonoso, que significa terreno pedregoso, que seria o que encontraram os primeiros povoadores quando lá chegaram. Pertenceu até 1286 ao Concelho de Freixiel, altura em que passou a integrar o concelho de Vila Flor, passando antes pela comarca de Moncorvo.

Na entrada da aldeia encontra-se a chamada Fraga do Ovo que é assim designada devido ao seu formato oval. Esta rocha é da família das pedras bolideiras, que eram utilizadas pelos pré-históricos para prestar culto aos Deuses e acima de tudo contactar com eles.

Quanto ao património, a igreja matriz é dedicada a S. Sebastião e está situada à entrada da povoação. Antigamente era capela de Santo António passando a igreja matriz no séc. XIX. possui belas imagens, sendo de destacar a de Nª. Sra. dos Remédios. Situada ao fundo do povo a capela de Nª. Sra. da Assunção, realizava-se aqui no passado a festa de S. Bento.

Para usufruir de uma panorâmica do vale de Freixiel (zona florestal do pelão), o marco geodésico é sem dúvida um óptimo miradouro. Reza a lenda que nesse local foi erigida no passado uma forca.

Carvalho de Egas

Orago: Sta. Catarina
População: 141 hab.
Actividades Económicas: Agricultura, Pecuária e Pedreiras de Granito
Festas e Romarias: Sta. Catarina – 25 Novembro
Património: Igreja de Sta. Catarina, Capela Nª. Sra. do Rosário, Alminhas do Concieiro, Fraga dos Mal Casados e Fraga do Penedo Macho
Gastronomia: Alheiras
Artesanato: Rendas e Bordados

Situada para sul-sudoeste de Vila Flor, nas abas da Serra de Candoso, supõe-se que lhe chamem Carvalho de Egas porque no tempo em que se mudaram e edificaram este povo, havia um sítio, onde está a capela de Nª. Sra. do Rosário, com um grande carvalho e estando à sombra dele Egas Moniz Coelho, aí o prenderam no tempo em que governava o rei D.Pedro, o justiceiro.

No termo de Cavalho de Egas, há um sitio chamado “Mil Almas” e outro “As covas”. Segundo reza a lenda têm esta designação porque foi neste sitio que se deu a última batalha entre cristãos e mouros, na qual estes últimos foram extinguidos e onde dizem que os mataram e enterraram.

No limite desta freguesia está um grande penedo sobre uma laje de mármore ao qual chamam Penedo Macho. Dizem os antigos que há muitos anos, um homem de Vila Flor, de nome José Cunha, tentou abri-lo a fogo e lhe retirou um pequeno pedaço, por dizer a lenda que ali havia uma mina de ouro.

Do património desta freguesia faz parte a igreja de Santa Catarina, monumento Barroco; a capela de Nª. Sra. do Rosário que possui um altar mor em talha do séc. XVII. As alminhas do Concieiro que são dois penedos grandes nos quais foram escavadas as alminhas.

5360-037 Candoso

934324353

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze