Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

siga-nos   Facebook município de Vila Flor

partilhar  Partilhar Carrazeda de Ansiães

Junta de Freguesia de Trindade

Dsc04373 1 736 2500

Presidente - Alípio Alberto Monteiro Fernandes
Secretário - Manuel António Pimentel Rodrigues
Tesoureiro - José Augusto Basílio Sequeira

Orago: Santíssima Trindade
População: 162 hab.
Actividade Económica: Olivicultura, Vinicultura, Fruticultura, Cereais, Pastorícia
Festas e Romarias: Santíssima Trindade - 7ª semana depois da Páscoa, Sta. M.ª Madalena – 2º Domingo Agosto
Património: Igreja da Santíssima Trindade, Antiga Casa Paroquial de Valbom, Capela de S. Gregório de Valbom, Fonte da Almoinha em Valbom, Capela de Sta. Maria Madalena em Macedinho, Castelo, castro fortificado romanizado, Pedra da Luz, Fraga da Ribeira dos Namorados, Necrópole em Arrodeios
Gastronomia: Alheiras com grelos, Folar da Páscoa
Artesanato: Ferradores, Sapateiros
Aldeias Anexas: Macedinho e Valbom

No extremo Nordeste do Concelho situa-se a aldeia de Trindade. Apesar de ter um povoamento reduzido, ele é antigo e anterior ao séc. XII, já que ficava nos extremos das Terras da “Valariça e Ledra”.

Nas lutas liberais/absolutistas da 1ª metade do século XIX, Trindade foi um local de um acontecimento militar, tendo a povoação sido incendiada pelas tropas do general Pego. Isto porque os seus habitantes e o Pároco se insurgiram contra a Constituição.

A Igreja Matriz é o principal monumento. De estilo românico tardio, sem aberturas e com Torre sineira central com um sino apenas. À sua volta as paredes ostentam vários cachorros salientes, um pouco abaixo do beiral do telhado. Foi restaurada, edificada de armação e soalho, Coro e pinturas.

Valbom - aldeia anexa à freguesia de Trindade, faz fronteira com Vilares da Vilariça, tendo a Barragem de permeio. Não sendo uma povoação muito grande, torna-se aconchegada com o casario à volta da capela de S. Gregório, numa leve encosta sobre o vale. Em Valbom existe uma Fraga que chamam dos Namorados e que tem várias letras e sinais cruciformes. Nos Arrodeios aparecem sepulturas antigas. E na povoação pode-se visitar também o Solar, antiga Casa Paroquial dos vigários que residiam naquela aldeia, bem como a Fonte da Almoinha.

Macedinho – Esta outra aldeia anexa da Trindade fica situada numa elevação para os lados opostos ao Vale da Vilariça, isto é, já virada para o Cachão e para o Tua. Existe ali uma serra cavada onde reza a lenda ter havido minas. Existem restos de fortes muros, provavelmente de qualquer fortificação pré romana, ou Castelo como lhe chamam alguns, mas que não devia passar de um pequeno Castro.A povoação fica a 400 metros de altitude e tem a Capela de Santa Maria Madalena, de estilo barroco, tendo, no seu interior o altar com Talha dourada típica do século XVII.

Rua de Macedinho. 56360-202

962782473

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze