Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

siga-nos   Facebook município de Vila Flor

partilhar  Partilhar Carrazeda de Ansiães

Junta de Freguesia de Samões

Dsc03770 1 736 2500

Presidente - Manuel António dos Prazeres Madureira
Secretário - Alípio José Paradela
Tesoureiro - Hélder Manuel Teixeira Trigo

Orago: S. Brás
População: 338 hab.
Actividade Económica: Agricultura, Pecuária e Comércio
Festas e Romarias: S. Brás – 3 Fevereiro
Património: Igreja de S. Brás, Capela de Nª. Sra. do Rosário, Capela do Espírito Santo, Capela de S. Francisco, Capela de Nª. Sra. de Lurdes, Barreiros e estruturas circulares com mais de 20 metros, construídas em pedra solta granítica
Gastronomia: Arroz de Polvo, Folar e Bacalhau com Batatas
Artesanato: Rendas e Bordados

Situada num planalto que começa no sopé do monte de Nª. Sra. da Assunção e se prolonga até Carvalho de Egas, a noroeste da Vila, encontra-se a freguesia de Samões. Antigamente esta aldeia pertenceu ao Concelho de Freixiel, mas desde a fundação do Concelho de Vila Flor que aparece ligada a ele. Devido à sua localização privilegiada ali se radicaram muitos negociantes de fazendas, azeite e tripas.

Reza a história que entre esta freguesia e Candoso, no sítio das barreiras, aquando da batalha entre portugueses e castelhanos durante a guerra da Restauração, em memória de tantos “inimigos” que ali ficaram mortos, chamou-se a uma fonte que há nesse lugar a fonte das mil almas.Mas Samões é também senhor de muitos monumentos dignos de nota e para além das várias capelas antigas que possui, destaca-se a igreja de S. Brás, barroca, com altar-mor do séc. XVIII e um cadeiral do séc. XVII.

Em Samões também foram encontrados vestígios de arqueologia, os Barreiros, que ficam localizados nas margens do ribeiro do Vimieiro.
Samões não deixa morrer as suas tradições como é o caso das esmolas de Nª. Sra. do Rosário. Dia 8 de dezembro o pároco da freguesia nomeia do altar dois mordomos que por sua vez formam dois grupos de rapazes que vão pedir esmola de porta em porta no 1º dia de Janeiro.

Rua do Salgueiral, nº46. 5360-150

278512017

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze