Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

siga-nos   Facebook município de Vila Flor

partilhar  Partilhar Carrazeda de Ansiães

Junta de Freguesia de Freixiel

Img 2961 1 736 2500

Presidente - João Jorge Gouveia Garcia
Secretário - José Joaquim Rodrigues Hortelão
Tesoureiro - Maria de Fátima Gomes F. Rosinha

Orago: Sta. Maria Madalena
População: 640 hab.
Actividades Económicas: Agricultura, Pecuária, Olivicultura, Vitivinicultura, Cortiça
Festas e Romarias: Sta. Maria Madalena – 22 Julho, Nª Sra. do Rosário – 2ª semana de Agosto, Sta. Bárbara – 2º Domingo de Setembro, “As Maias” – Maio de Junho
Património: Igreja Matriz, Capela do Divino Espírito Santo, Capela Nossa Sra. do Rosário, Capela do Santo Cristo, Capela S. Sebastião, Capela S. Domingos, Capela S. Luís, Capela S. Tomé, Pelourinho, Solares, Fonte Romana, Baldio da Serra do Vieiro, Quinta do Carvalhinho, Castro, Necrópole do Salgueiral, Inscrições Rupestres, Lagar Romano e Ruínas da Ponte Medieval
Gastronomia: Cabrito e Cordeiro Assado à Transmontana, Folar e Fumeiro
Artesanato: Albardaria e Rendas
Aldeias Anexas: Vieiro e Folgares

Freixiel situa-se para norte do Concelho, num vale rodeado de montanhas, muito próximo da margem esquerda do rio Tua. O povoamento desta freguesia é pré-histórico. Mas os castrejos também passaram por aqui e ainda hoje se encontram vestígios deste povo, nomeadamente o Castro do Castelo. Com a chegada dos romanos estas populações tiveram de assentar arraiais em locais mais baixos e mais propícios à agricultura.

Vestígios de um habitat romano podem ser apreciados perto do antigo Castro, onde se encontraram muitas moedas e peças de cerâmica e na Necrópole do Salgueiral, onde se podem ver três sepulturas escavadas na rocha. Freixiel foi Concelho desde o séc. XII, prolongando-se durante a idade média e moderna, até ao ano de 1836, ano em que integraria o Concelho de Vila Flor, por meio das reformas liberais de então. O pelourinho, no largo, representa o símbolo máximo da autonomia administrativa. Também de interesse público é a forca pois era aqui que se exercia a justiça, embora digam os populares que nunca havia servido para executar ninguém.

A igreja matriz tem imagens sagradas de muita qualidade e um altar mor muito valioso e a capela de Nª. Sra. do Rosário, de arquitectura bastante simples, é rodeada por um santuário sobranceiro à povoação.

As casas senhoriais também não poderiam faltar numa aldeia tão rica em história, são disso exemplo: o solar dos Morais Madureira Lobo, tem brasão com as armas dos Morais Pinto; o solar dos Araújo Borges que também tem brasão e viria mais tarde a pertencer aos Condes de Vinhais por motivo de casamento. Por fim, mas não menos importante, o solar dos Almeida Morais Doutel que possui um belo exemplar de uma janela manuelina.

Esta freguesia possui ainda um lugar mágico, onde há um sitio chamado Fraga dos Mouros, no cimo do qual vegeta um sobreiro que causa a admiração de todos por viver em tal lugar.

Folgares – Esta localidade pertence à freguesia de Freixiel desde o séc. XII. Do miradouro da Gralheira, a 735 metros de altitude, pode vislumbra-se uma bela paisagem bucólica e repousante. Destacam-se a capela de S. Luís, no meio da povoação, ruas típicas e o largo de S. Luís. Possui também um Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo.

Vieiro – A 270 metros de altitude, já na descida para o rio Tua, encontra-se esta outra localidade anexa a Freixiel. Há vestígios de ter sido um habitat romano, pelo menos no lugar de S. Domingos. O património concerne a capela de S. Tomé, o baldio da serra do Vieiro ou a Quinta do Carvalinho. Há ainda fragas de rara beleza que fazem parte do seu repertório natural.

Rua dos Carris, nº13. 5360-062

962242975

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze